Como estimular a igualdade de género nos adultos?
- VeraCorreia
- 12 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Divida as tarefas. O trabalho doméstico e o cuidado com os filhos são responsabilidade de todos os adultos da casa e devem ser repartidos de forma igualitária. Mesmo nos países desenvolvidos esta ainda não é uma realidade, sendo que alguns estudos disponíveis apontam no sentido de que as mulheres façam mais duas horas diárias do que os homens no desempenho destas tarefas. Esta sobrecarga aumenta a probabilidade de a mulher desenvolver transtornos psicológicos e afeta a produtividade no trabalho.
Atente aos sinais de violência doméstica. Procure ajuda e dê apoio caso tenha conhecimento de alguém que esteja a sofrer com um relacionamento abusivo ou de violência doméstica, seja ela física, verbal ou psicológica.
Envolva os pais. Defenda, por exemplo, a implementação de fraldários nas casas de banho públicas masculinas. Pressione a garantia de licenças de maternidade e de paternidade nas empresas.
Não ao silêncio. Não se cale ao ouvir comentários que ridicularizam ou depreciam qualquer ser humano. Converse com colegas, amigos e familiares e insurja-se contra a reprodução do machismo, racismo, sexismo ou homofobia.
Apoie. Apoie e dê espaço para a promoção de mulheres em todos os meios. Atualmente, apenas 17 países têm mulheres como chefes de Estado/Governo.
Reflita. Todos temos preconceitos baseados na etnia, na religião, na orientação sexual ou no género, mas é importante ter noção deles e desafiá-los. Muitas vezes, o principal entrave à eliminação do preconceito é mesmo o facto de termos dificuldade em assumir a sua existência. Portanto, ouça e reflita sobre os seus próprios pensamentos.
Commentaires