Afinal, o que faz um psicólogo educacional em contexto escolar?
- VeraCorreia
- 4 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Quando pensamos em psicologia, caímos facilmente no estereótipo do divã. No entanto, esta ciência, que estuda o comportamento humano e os seus processos mentais, divide-se em várias áreas, sendo uma delas a psicologia educacional.
O psicólogo educacional estuda e intervém no comportamento humano em contextos educativos, de formação e desenvolvimento pessoal e social, contribuindo para o desenvolvimento integral, o bem-estar psicológico, o sucesso escolar, a aprendizagem ao longo da vida, a realização pessoal, social, familiar e profissional e ainda para as relações interpessoais positivas.
Atua ao nível da prevenção da violência, de comportamentos de risco, da discriminação e exclusão social, por exemplo.
Ao nível da avaliação, o psicólogo identifica o perfil de aprendizagem da criança ou do adolescente, as suas fragilidades e potencialidades.
No que diz respeito ao nível da intervenção, atua com o objetivo de otimizar a aprendizagem, promover competências intelectuais, afetivas e sociais, estimular o autoconhecimento, desenvolver ferramentas para lidar com dificuldades de aprendizagem, com perturbações ao nível da atenção e da autorregulação comportamental; com fragilidades ao nível dos métodos e hábitos de estudo, com desmotivação ou ansiedade em relação à escola ou na relação com os pares; com desvios ou atrasos no desenvolvimento. Apoia, ainda, na orientação vocacional e profissional.
O que talvez pouco se saiba é que o psicólogo educacional não trabalha apenas com alunos. Trabalha com os pais, com os professores e educadores, com os auxiliares, com os terapeutas. No fundo, trabalha com todos os intervenientes no processo educativo de cada aluno.
O objetivo é sempre idêntico:
Comments