A importância do "não" na educação
- VeraCorreia
- 25 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Saber dizer não é sinónimo de promover a autoestima da criança. Não falo de um não “porque não”, refiro-me antes ao “não” que permite o desenvolvimento do cérebro. Vejamos as vantagens:
* Ouvir um não ajuda a criança a lidar com desafios e com frustrações porque a vida real está cheia de nãos. Mais cedo ou mais tarde, todas as crianças terão de sair do casulo onde tudo lhes é permitido e terão de enfrentar a realidade.
* Quando dizemos que sim para evitar uma birra estamos a focar-nos apenas num curto prazo. Cabe-nos olhar para o futuro e perceber que o não de hoje concretizar-se-á amanhã, em adultos mais confiantes.
* O não é o segredo das relações bem sucedidas, sejam elas de amizades, de amor, entre pais e filhos ou entre colegas de trabalho. O não é a definição da nossa personalidade. Não há outra forma de construirmos relações.
* O não ajuda no desenvolvimento do cérebro. Sabemos que o cérebro das crianças está em construção e lidar com a negação desde os primeiros meses de vida permite à criança atingir a autonomia e sentir-se bem consigo própria.
* Uma criança que não ouviu não, será um adulto incapaz de o dizer. Consequentemente, poderá ter falhas no desenvolvimento de características como a assertividade, ter baixa autoestima, maior propensão à depressão, insegurança e maior risco de ser vítima de bullying ou de violência doméstica.
Comments